Você tem Medo dos Longões?

Todo corredor já ouviu/sofreu/amou os treinos longos. De iniciante a experiente, todos tem algo a dizer sobre esses treinos, não há indiferença quanto ao longão nosso de cada final de semana:

– Affffe…eu queria matar quem inventou esse diacho de longão 😤

– O treinador passou 18 Km, mas tava tão bom que estiquei pra 20 Km logo…😍

– Junto a uma companhia é uma maravilha, mas sozinho, eu fazer longão ?? Deus me free😖

E longão é a partir de quanto ? R : Basta ele ser um pouco maior do que os outros treinos que você faz com maior frequência. Isso de dizer que longo é só a partir de X distância é bobagem: 12 Km em 1h15′ pra um recente ex-sedentário, que me procura pra treina-lo, é tão longão quanto 22 Km nas mesmas 1h15′ pro atleta de elite que treina comigo há 5 anos.

Sabendo que nem todos os nossos atletas da MULTSPORT morrem de amores pelo treinos longos, sempre mudo a dinâmica, disfarçando/incrementando-o com surpresas em seu recheio (tomara que eles não estejam lendo esse post🙊🙈):

🎭 DISFARCE I – Longo Crescente ou Progressivo: após leve aquecimento, vamos no ritmo LONG Run até a metade do treino; a partir daí em pace VO2 Max alternando com caminhadas; e nos 10% finais do treino cumprir um TEMPO Run ou TEMPO Race (ritmo almejado para a prova alvo).

🎭 DISFARCE II – Longo com intervalados ou fartleks: recheamos com estímulos fracionadas de 400m a 1 Km intercalando com pedaços regenerativos ou caminhadas, fugindo de um treino que seria, normalmente, no mesmo ritmo o tempo todo (reclamação comum a quem não gosta de longos).

🎭 DISFARCE III – Intercalar com Cross Training: após 70% do treino de corrida acrescentar e/ou intercalar com bike indoor ou circuito localizado.

Legal né ?😊 A gente ilude esse povo de um jeito tão fofo…😇

E aí, você é do tipo que adora ou odeia os longões ? 😳 Aproveite nosso divã virtual, desabafa nos comentários, xingando o dito cujo 👊😡, ou fazendo sua declaração de amor eterno.😍

Publicado em / Categories Notícias
Newsletter

Cadastre-se em nossa mala direta para receber em seu e-mail as novidades de nossos eventos e de parceiros