Esperamos até que os especialistas se pronunciassem sobre treinamento neste período de pandemia. Em tempos onde todos opinam, poucos têm conhecimento específico e quase ninguém sabedoria, fiquei surpreso de não ler citações de “Cecília Meireles”, Arnaldo Jabor ou “Pedro Bial” sobre o coronavírus…🤭 ⠀
Um médico conceituado disse que podia treinar normalmente nas academias (2 dias após já se diz o contrário)…aí vem alguem da área de corrida e diz que não deve treinar de jeito nenhum, pois pode estar infectado e passar pra outras pessoas ou piorar a situação pessoal.
⠀
Algumas academias fechadas já prescrevem séries para que seus alunos façam em casa (será que isso mudará os hábitos na volta do pós coronavírus?)🤔
Uma verdade é unânime: o treinamento online veio pra ficar como hábito tanto para os que já gostavam, como para os que não apostavam nessa alternativa.
⠀
Então se você vai ficar longe do seu clube de corrida ou do professor, não há outra condição: sua planilha online tem de ser INDIVIDUALIZADA e coerente, obedecendo sua rotina, seus limites e sua condição de saúde. Pra quem já trabalha assim, nada mudou.
⠀
Treinar em grupos como ainda vemos em fotos nas redes sociais é uma temeridade que talvez alguns só mudem quando os números de infectados ou até mortos estourarem.😔
Uns chegam a tirar selfies em grupos, o que nem merece comentário… Treine se desejar, mas não descumpra uma determinação proibitiva, pois não sabemos onde os vírus estão e para onde levaremos após os treinos junto a outras pessoas.
⠀
E se não temos eventos marcados não há porque exagerar na intensidade nem no volume. A periodização atualmente usada por muitos, baseada em competições quase toda semana, agora volta a um padrão antigo voltado para manutenção da saúde, pelo menos até que tenhamos novidades positivas sobre este cenário.
⠀
É hora de se cuidar e de cuidar uns dos outros também.🙏🏻 Se fez sentido pra você, compartilhe essa mensagem com seus amigos.