Intervalado ou Longo. Qual você prefere?

Preparando milhares de pessoas durante esses 25 anos de treinamento desportivo pela Multsport, de amadores a atletas olímpicos, uma das coisas mais evidentes que notei sobre preferências é a relação de amor e ódio que quase todo atleta tem entre treinamentos intervalados x treinamentos longos. Em geral, quando um atleta gosta de um tipo de treinamento não vai muito com a cara do outro e vice-versa.

Essa afinidade ou aversão tem muito a ver com o estilo de ser de cada atleta: alguns são mais velozes e gostam de treinos fortes mas que acabem logo… já outros se identificam mais com um estilo paciente de ser, e adoram treinos de leves a moderados, mas que tenham longa duração. Dificilmente um atleta que goste de um método tem a mesma paixão pelo outro inversamente proporcional em volume x velocidade.

Para saber lidar com essas preferências, o treinador precisa usar de bastante psicologia e até um pouco de “paranauê”. Um dos varios segredos para burlar essa preferência é, por exemplo, fatiar o treino longo em “pedaços intermitentes” para aqueles que não vão muito com a cara do intervalado. No caso oposto, o macete é aumentar disfarçadamente o número de repetições e/ou pausas nos treinos intervalados daqueles que não gostam muito de corrida contínua longa. Aí quando o atleta menos espera já está fazendo um treino longo e nem sabia. 😜

Seja qual for a estratégia utilizada, a sua planilha tem que unir o útil ao agradável para que os objetivos sejam atingidos com a maior proximidade possível da faixa onde consegue ter prazer correndo.

⚠️Já deixa aqui 👇🏻 nos comentários qual o método de treino que mais lhe dá prazer!
E se você fica em pânico quando vê algum desses nomes na sua planilha de treino, manda um Direct com a palavra PARANAUÊ, pois temos uma surpresa pra você!

Publicado em / Categories Notícias
Newsletter

Cadastre-se em nossa mala direta para receber em seu e-mail as novidades de nossos eventos e de parceiros