Correr Para Emagrecer?

Começar a correr pra emagrecer, ou esperar emagrecer pra começar?🤔
Os mais rápidos correm mais porque são magros, ou são magros porque correm mais?

Eis questões para quem está acima do peso e deseja começar a treinar: qual iniciativa tomar primeiro, e qual a relação de sucesso entre peso x performance.

Ao notar (ou ser notado) que estão visivelmente acima do peso, muitos já se matriculam logo em uma academia para correr numa esteira e/ou em um Clube de Corrida. Porém geralmente sem rever hábitos alimentares e reprogramar uma dieta que preveja que agora existirão atividades físicas na sua nova rotina, nem mesmo um fisioterapeuta para uma avaliação prévia.

O sobrepeso é uma situação onde a carga corpórea em cima das articulações não permite um acesso direto a treinos de corrida pura e contínua, e de forma alguma a prescrição de “educativos” (questionados por muitos na sua validade), principalmente em piso duro, pois só aumentam as chances de lesão.

A procura de alguns profissionais da área de saúde capacitados em emagrecimento, além de treinadores que priorizem a prevenção de impactos para os alunos vai ajudar no sucesso da empreitada, o que dia a dia tornará esse desafio mais possível de ser alcançado. No lugar de corridas contínuas deve-se começar as semanas de treino apenas andando, e só depois de análise de possíveis dores devemos indicar intervalados de trote x caminhadas.

Uma das metodologias mais adotadas é a de transformar o caminhante em corredor semana a semana com mudança na proporção caminhada / corrida leve, por exemplo, de 4’/1′ para 3’/2’… 2’/3’…1’/4’… e assim por diante.

Antes de “pegar pesado” no ingresso ao treino puramente de corrida, pense leve. 🤔

Publicado em / Categories Notícias
Newsletter

Cadastre-se em nossa mala direta para receber em seu e-mail as novidades de nossos eventos e de parceiros