Corredor Deve Fazer Trabalho de Força?

É muito comum, o corredor que não gosta de treinar dentro de 4 paredes, negligenciar o trabalho de força dentro do planejamento de treinos.

Talvez não explicaram a eles (ou não quiseram ouvir mesmo…🙉) que o treino de força tem 3 papéis claros e importantíssimos para o atleta que corre:

1⃣ Fortalecimento dos músculos atuantes na corrida, e que geram uma melhor biomecânica e postura durante a prática desse esporte.

2⃣ Diante do direcionamento específico para a musculatura alvo é possível prevenir inúmeras lesões associadas aos traumas provocados pela corrida. Só isso já justificaria o investimento.

3⃣ O trabalho de força é capaz de melhorar a economia de corrida, isso é: correr em um mesmo patamar, gastando menos energia para tal, e por tabela melhorando as marcas pessoais de cada atleta.

Existem detalhes técnicos importantes como saber quantas vezes por semana é recomendável; ou se na semana de competição deve-se retirar o trabalho de pernas ou “full body”; se deve colocar pausas maiores ou números de repetições e carga menor etc, mas só um bom profissional atento à sua planilha de corrida poderá “afinar esse instrumento”.

O trabalho de força pode ser feito não só na musculação mas também no treinamento funcional; calistenia; na própria corrida com treinos em rampas, areia, saltos pliométricos; pilates; Yoga Power; Cross Training com outras modalidades esportivas…enfim, são muitas as opções.

Nunca é demais lembrar que o maior diferencial para a performance de corrida será o treino de …CORRIDA 🤷‍♂️. O treino neuro muscular será apenas algo complementar e que pode ajudar, mas também se mal orientado ou feito de forma autodidata sem progressão de cargas causar danos.

Marque aquele colega que precisa saber dessas dicas. 😉 E você, só faz o treino cardio ou equilibra bem com trabalho de força ? 🏋️‍♀️ 🏊‍♂️ 🏃‍♀️

Publicado em / Categories Notícias
Newsletter

Cadastre-se em nossa mala direta para receber em seu e-mail as novidades de nossos eventos e de parceiros