Corredores praticam atividades repetitivas, e podem não ter consciência de uma postura defeituosa onde acabarão desenvolvendo desequilíbrios de força e flexibilidade, prejudicando assim a própria manutenção da integridade estrutural: músculos e articulações.
Na realidade, parte dos problemas posturais é atribuída às rotinas de treinamento esportivo, em que há a tendência em se concentrar, em demasia, o trabalho de sobrecarga nos grupos musculares mais solicitados (responsáveis pelos gestos atléticos), mas e as outras 22 ou 23h do dia, o que você faz para não desequilibrar a sua postura ? 🤔
Neste contexto, tão importante quanto o desenvolvimento das qualidades específicas para o alto desempenho, deve ser a preocupação com o equilíbrio muscular, pois estes também influenciam no rendimento do atleta e podem minimizar a incidência de lesões desportivas.
Então listamos 5 atitudes para adquirir esse necessário EQUILÍBRIO POSTURAL :
✔ Se avalie com um bom fisioterapeuta (de preferência que acompanhe os processos evolutivos do treinamento de corrida).
✔ Faça um treinamento de força com exercícios complementares ao músculos que trabalham no gesto atlético da corrida.
✔ Prefira exercícios para grandes grupos musculares do que aqueles isolados. Um bom profissional de educação física que trabalhe com musculação lhe orientará com as melhores escolhas.
✔ Evite percursos desniveladas lateralmente (algumas praias tem essa inclinação danosa) ou o sobe e desce lateral de calçada (“guia” ou “passeio” em alguns lugares), sobrecarregando sempre a mesma perna.
✔ Se policie quanto aos vícios posturais do dia-a-dia: carregar mochilas só de um lado; sentar torto no sofá para assitir TV ou na cadeira de trabalho; posição que dorme 6 a 8h por dia; e principalmente o maior vilão da atualidade: o uso do celular !📲
Se você pensa que apenas seu treino de corrida tem lhe causado lesões … comece a rever seus conceitos.🧐