4 dicas para encarar uma prova de Trail Run

As famosas provas trail vem ganhando cada vez mais espaço entre os corredores. Seja para uma transição definitiva ou simplesmente uma experiência diferente, sair do asfalto exige alguns cuidados.
Por isso selecionamos 4 dicas essenciais pra quem deseja experimentar esse tipo de prova.

1️⃣Fortalecimento geral dos músculos: faça um trabalho de força para membros superiores, inferiores e, principalmente, nos músculos do CORE (abdômen e paravertebrais) para melhorar a postura e diminuir a sobrecarga na coluna.

2️⃣Fortalecimento nas articulações: os exercícios de propriocepção são os mais indicados, já que fortalecem os ligamentos e visam evitar entorses.

3️⃣Pliometria e técnica de corrida: com o treinamento funcional específico é possível melhorar bastante a eficiência mecânica, e por consequência, o desempenho nas corridas.

4️⃣Treino de corrida: existe muita diferença entre a corrida de rua e trail run, e na preparação da corrida vemos isso claramente. Simular terrenos irregulares como os das competições é muito difícil nas capitais, então inclua na sua rotina treino em subidas e descidas, e até mesmo em escadas para ganhar força especifica, mas o mais recomendável é que o atleta procure terrenos irregulares para treinar.

Para quem vai correr este tipo de prova pela primeira vez é bom lembrar que diferente da corrida de rua, na trail run é normal, ou às vezes obrigatório andar, trotar e correr em um mesmo quilômetro dependendo da dificuldade encontrada.

E você, já experimentou ou curte provas trail? Conta aqui pra gente!

Publicado em / Categories Notícias
Newsletter

Cadastre-se em nossa mala direta para receber em seu e-mail as novidades de nossos eventos e de parceiros