Todo mundo conhece os benefícios da vida fisicamente ativa, tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, sejam elas físicas ou psicológicas.
Só que começar, ou voltar a fazer atividade física, e em particular a corrida nossa de cada dia, esbarra em um grande muro: hoje só ouvimos/lemos em todo lugar palavras de ordem como “sucesso, ” alta performance”, “desempenho” etc e estar longe desses rígidos padrões não é nada animador. 😞 Mas quem disse que nessa empreitada a gente já tem de começar num nível PRO do jogo ?
Então vamos na prática mostrar 5 passos pra mudar esse MINDSET de “Só começo quando tiver assim…” e trocar por “Melhor feito que perfeito” 👊😎 :
✔ Não comece correndo. Toda boa planilha de treino para sedentários recomenda caminhada (primo mais modesto da corrida) como atividade de partida. Com o tempo vai rolar um 4’/1’…3’/2’…até que o jogo vire pra 3’/2′ …1’/4′ e assim vai. Ps.: esse é só um dos exemplos de proporção “caminhada /corrida leve” para um iniciante.
✔ Cuide dos hábitos alimentares, independente de estar ou não acima do peso: atividade bem feita inspira comidas e bebidas saudáveis. Se consultar um profissional de nutrição melhor ainda, mas se não tiver, que isso não sirva de desculpa pra continuar na inércia.
✔ Exames da sua saúde atual mostrarão limites e METAS a alcançar. Assim você pode também comparar o antes x depois quando começar a evoluir.
✔ A cabeça vai querer uma coisa e o corpo talvez outra, principalmente em algum momento da madrugada quando a sua cama estiver quentinha 😍. Não seja leniente com sua zona de acomodação: Preguiça é diferente de cansaço ! 🥋
✔ Tenha METAS e PACIÊNCIA. Duas coisas fundamentais na eficiência dos projetos e desafios é a existência do “onde quero chegar”, e do “calma que não vai ser agora”. Equilibrar uma e outra faz toda a diferença.
Anotado? 📝 Então vamos nessa porque a Sapucaí é grande e o tempo urge. 😉