Eis a grande questão para quem está acima do peso e deseja começar a correr: qual iniciativa tomar primeiro.
Muitos já se matriculam logo em uma academia para fazer esteira ou em um Clube de Corrida mas sem procurar uma nutricionista para rever hábitos alimentares e reprogramar uma dieta que preveja também que agora existirão atividades físicas, ou mesmo um fisioterapeuta para cuidar de alguma lesão mal curada anteriormente.
O sobrepeso é uma situação onde a carga corpórea em cima das articulações não permite um acesso direto a treinos de corrida pura e contínua e de forma alguma a prescrição de “educativos” (questionados por muitos sua validade) em piso duro, o que só aumenta as chances de lesão.
A procura desses profissionais citados, além de bons treinadores de corrida que priorizem a prevenção de impactos para os alunos vão ajudar na perda de peso, o que dia a dia tornará esse desafio mais possível de ser alcançado começando as semanas de treino prescrevendo apenas caminhadas.
Uma das metodologias mais adotadas é a de transformar o caminhante em corredor semana a semana com mudança na proporção caminhada / corrida leve , por exemplo, de 4’/1′ para 3’/2’… 2’/3’…1’/4’… e assim por diante.
Antes de “pegar pesado” na questão do ingresso ao treino puramente de corrida, pense leve.